20 de janeiro de 2011

São Sebastião: o Sentinela da Manhã!

Hoje a Igreja Católica comemora a lembrança de um dos nossos santos mais queridos: São Sebastião, mártir do segundo século.


Seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável. E assim ele foi, por toda a sua vida, e também durante sua passagem para a Glória Eterna.


Cidadão de Milão, Sebastião se alistou ao exército romano com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas, haja vista a cruel perseguição que era empreendida contra eles durante o reinado do Imperador Diocleciano.


Ao ser denunciado ao imperador por ser cristão, foi condenado à morte à flechas, atado à uma coluna (eis aí a explicação pra sua imagem na iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio. Porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Santa Irene, apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Santa Luciana resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.


Exemplo de fé, amor e confiança em Deus, sabendo dos horrores que enfrentaria por ser cristão, e principalmente ao se reapresentar ao Imperador que o havia condenado à morte, São Sebastião é a própria imagem da parresia do Espírito Santo, da vontade e dever de ser cristão e exemplo de vivência na fé até nas piores situações. Ele é um sentinela da manhã à prióri, soldado do exército de Deus, sempre alerta e disposto para aquilo que Ele o ordenasse.


Nós, jovens sentinelas, necessitamos a coragem desse nobre homem, desse cristão, de buscar a santidade onde quer que ela esteja. Precisamos vivenciar a nossa fé na coragem que o Espírito nos dá, de anunciar, de proclamar, de viver, de buscar e levar Deus a todos os lugares.


Não estou dizendo que você só será cristão de verdade se for atado à uma coluna e flechado aos montes. Não. Talvez as flechas que você precisa suportar são outras; estão no teu trabalho, na tua casa, nos teus estudos...


As tuas flechas, as tuas provações - a tua Cruz - vão te fortalecer, desde que você ore para que o Espírito venha ao teu auxílio. Quando isso acontecer, irmão, não haverá mais medo, choro ou dúvida. Haverá somente Cristo, e a alegria que está no coração de quem já conhece a Jesus!


Amanhã é dia de Grupo de Oração! Jovem, prepara o teu coração, e vai encontrar a Deus na Sua Casa!


Coragem, amados!


São Sebastião, rogai por nós!


Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre convosco!

Um comentário:

  1. Muito bom o texto! São Sebastião, rogai por nós!

    ResponderExcluir